Ensino

  • Educação Infantil e Pré-Escolar


    Bem-vindo ao novo ano letivo 2016/2017

    O Colégio Semear tem como objetivo proporcionar um espaço de qualidade e seguro, que possa otimizar o desenvolvimento das crianças dos 18 meses aos 5 anos.

    O nosso projeto pedagógico é orientado para o garante de um ambiente seguro e educativo, promovendo o desenvolvimento físico, social, emocional, estético, intelectual e de linguagem das crianças. Para atingirmos esse objetivo estabelecemos um programa para a Educação Infantil onde potenciar o desenvolvimento da criança é a palavra de ordem e investimos numa equipa de profissionais com uma excelente formação a nível da Educação de Infância, motivados e empenhados em educar com qualidade.

    Há já três anos letivos consecutivos que aplicamos, nas turmas do Pré 1 e do Pré 2, um programa que procura desenvolver competências nas diferentes áreas da matemática, assim como competências de linguagem e de atenção, destinado a crianças de 4 e de 5 anos. Na turma do Infantil II, com o apoio da educadora, temos conseguido adaptar e realizar algumas atividades do programa.

    Para além disso, temos desenvolvido programas no âmbito da literacia emergente e da matemática direcionados às crianças, assim como palestras dirigidas às educadoras e aos pais, de modo a apoiá-los nessa difícil porém aliciante tarefa que é educar.

    Durante as férias de Verão iremos apostar numa requalificação dos espaços da nossa escola, nos quais uma mudança torna-se pertinente e importante.

    Prometemos um pátio mais aprazível para as nossas crianças, onde possam brincar e divertir-se com mais segurança. Iremos apostar também na criação de um espaço verde.


    Equipa Pedagógica

    Em cada sala encontra-se uma educadora com formação em educação de infância e uma auxiliar. Essa equipa é coordenada pela Diretora Pedagógica.

    No início do ano letivo os pais terão à sua disposição o Projeto Pedagógico para o ano letivo.

    A equipa do Colégio Semear deseja a todas as nossas crianças um bom ano letivo. Prometemos que juntos faremos muitas coisas bonitas!


    Salas

    Trabalhamos com quatro grupos de crianças divididas por 4 turmas:

    • " Infantil 1 - crianças de 18 meses a 2 anos
    • " Infantil 2 - crianças de 3 anos
    • " Pré 1 - crianças que completam 4 anos até 31 de dezembro de 2016.
    • " Pré 2 - crianças que completam 5 anos até 31 de dezembro de 2016.

    Material Escolar

    Todo o material escolar como tintas, lápis de cor, cera, pincéis, etc, será fornecido pela escola (exceção dos livros de apoio, utilizados no Pré-Escolar).


    Festas Escolares

    Eventos que comemoramos:

    • Dia Mundial da Alimentação
    • Festa de Natal
    • Festa de Carnaval
    • Dia do Semear
    • Dia do Pai
    • Dia da Mãe
    • Dia da Criança

    Férias Escolares

    As férias escolares decorrem durante o mês de agosto.


    Encontro com os pais

    Os pais devem estar sempre em contacto com a escola, pois, sobretudo nessa faixa etária, a educação deve decorrer numa perfeita harmonia escola/família.

    As Educadoras e a Diretora Pedagógica estarão sempre disponíveis para falar com os pais.

    No inicio de cada trimestre haverá um encontro geral de pais com a equipa pedagógica.

    O primeiro encontro decorrerá na primeira semana de outubro, data em que as turmas já estarão estabilizadas.

    Para além disso, todas as educadoras têm um horário semanal no qual poderão receber os encarregados de educação.


    Inscrições

    Durante o mês de julho.

  • Ensino Básico


    Bem-vindo ao novo ano letivo

    Continuamos a fazer a nossa aposta na qualidade do ensino, com uma equipa de profissionais com uma excelente formação, engajados em desenvolver um ensino de qualidade e em promover o bom desenvolvimento físico, social, intelectual e emocional das crianças.

    Durante as férias de Verão o Semear irá apostar numa requalificação dos espaços da nossa escola, nos quais uma mudança torna-se pertinente e importante.

    Prometemos um pátio mais aprazível para as nossas crianças, onde possam brincar e divertir-se com mais segurança. Iremos apostar também na criação de um espaço verde.

    Adotamos na escola os programas de estudo propostos pelo Ministério da Educação, embora façamos sempre um maior aprofundamento dos conteúdos. Para além disso, temos no nosso currículo disciplinas adotadas pelo Colégio, como a Introdução aos Computadores, Inglês, Francês e Área do Projeto.

    Continuaremos a trabalhar para que haja cada vez mais aproximação entre a família e a escola. Nessa faixa etária essa aproximação é muito importante.

    Este ano letivo escolhemos como tema do nosso projeto anual “Valores”. Com esse tema procuramos trabalhar de forma mais aprofundada e prática os valores que, como escola, temos vindo a desenvolver, a promover e a incutir nas crianças, sempre em estreita colaboração com a família.

    No âmbito desse projeto iremos desenvolver diversas atividades com todas as turmas (e.g., palestras, conversas sobre o tema, peças de teatro, debates, etc.). O nosso objetivo é sempre perspetivando a melhoria de comportamentos e atitudes, dotando as nossas crianças com um padrão moral elevado.

    Desejamos a todos um excelente ano letivo 2016/17

    Horário das Atividades Letivas
    (1º ao 6º ano)
    • 8h00 às 13h00 - de 2ª a 6ª Feira _ Currículo obrigatório.
    • 14h40 às 16h30 de 2ª a 5ª Feira _ Estudo Acompanhado e Explicação.
    • 16h40 às 18h30, de 2ª a 6ª Feira _ Atividades Opcionais, ligadas ao desporto e à arte.

    Estrutura Curricular
    Áreas Curriculares Disciplinares:

    Do currículo oficial:

    • Língua Portuguesa;
    • Matemática;
    • Ciências Integradas;
    • Educação Musical;
    • Educação Física;
    • Expressão Plástica;
    • Estudos Sociais;
    • Ciências da Natureza;
    • Educação para a Cidadania.

    Complemento Curricular adotado pelo Semear:

    • Inglês;
    • Introdução aos Computadores (a partir do Pré2 até ao 6º ano);
    • Área do Projeto (1º ao 6º ano);
    • Francês (5º e 6º ano).
  • Turma de Ensino Especial


    Ano letivo 2016/2017

    A nossa turma de crianças com Necessidades Específicas de Educação (NEE), que teve início no ano letivo 2013/ 2014, procura fazer com que o ensino chegue efetivamente a crianças com diferentes caraterísticas, capacidades e potencialidades.

    A turma é coordenada por uma profissional licenciada em Ensino Especial, com o apoio de uma mestre em Intervenção Psicológica, Educação e Desenvolvimento Humano.


    Objetivo

    O nosso objetivo é o de, juntamente com a família e os demais professores e educadores, preparar as crianças com NEE em termos psicológicos, pedagógicos e físicos, para uma inclusão social efetiva e com qualidade, visando a autonomia da criança na sua vida atual e futura.


    Participantes

    São incluídas na turma crianças com Síndrome de Down, Atraso Mental, Atraso no Desenvolvimento Psíquico, Paralisia Cerebral, Autismo, crianças com Perturbações a nível da linguagem oral e crianças com alterações emocionais e da conduta.

    Numa fase inicial será feito um diagnóstico, no sentido de analisar as caraterísticas individuais de cada criança (as suas dificuldades e potencialidades), para que possamos tornar o processo de ensino-aprendizagem mais eficaz.


    Avaliação

    As áreas de avaliação são as seguintes:

    1 - Linguagem

    " Patologias, expressividade, vocabulário, fluidez."

    2- Psicológica

    " Pensamento, imaginação, perceção, memória, valores, relações sociais."

    3 - Pedagógica.

    " Domínio de competências a nível da literacia e da matemática."

    Com base no diagnóstico inicial, cada aluno terá o seu Plano Educativo Individual.


    Horário de funcionamento

    A turma funciona no período de manhã, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h30

    As crianças têm aulas com a professora de Ensino Especial, seguindo um Plano Educativo Individual, com apoio da psicóloga do Colégio.

    Para salvaguardar a interação das crianças com os seus pares, as crianças participam, juntamente com as outras da turma regular (da sua faixa etária), nas aulas de Educação Física, Educação Musical, Expressão Plástica e Informática, de acordo com as suas preferências e necessidades.

    Assim, as crianças têm um acompanhamento especializado e interagem (em contexto de sala de aula e no intervalo), com os seus colegas/ amigos da turma de ensino regular, garantindo assim o sucesso do processo de ensino-aprendizagem e uma optimização do desenvolvimento físico, intelectual, emocional e social das nossas crianças.


    Áreas de trabalho

    Com as crianças da Educação Infantil trabalhar-se-á a linguagem, o raciocínio, a memória, a atenção, a conduta e a interação social.

    Com as crianças do EB trabalhar-se-á também Matemática para a vida e literacia. Para além disso, as crianças tem ainda aulas de Educação Física, Informática, Expressão Plástica/Artística e Expressão Musical.

    Para este novo ano trabalharemos no sentido de criar um currículo funcional que se adapte às características e necessidades de cada uma das nossas crianças.

    Inscrições

    Durante o mês de julho.