Atividades Extracurriculares

• Para além das disciplinas/atividades comuns a todos os alunos, na procura da formação integral da criança, Semear funciona como um centro de intervenção educativa, procurando responder a outro tipo de necessidades, oferecendo às crianças um conjunto de atividades ligadas à arte, à cultura, ao desporto, ou ainda aprendizagens específicas, como seja a iniciação numa língua estrangeira.

• Aulas Individuais

Aulas indiviuais

Preço:

1º ao 6º ano - 700$00/aula

7º ao 12º ano - 1.000$00/aula

• Explicação (1º ao 6º ano)

A Explicação consiste num espaço de estudo onde o professor explica novamente aspetos fulcrais da matéria dada, o aluno tira as suas dúvidas, faz os seus trabalhos de casa e ainda outros exercícios/ trabalhos, dados pelo professor da Explicação.

Pais e professor da Explicação devem aproximar-se para que, conjuntamente, possam melhor ajudar a criança nas suas dificuldades.

Horário: De 2ª a 5ª feira das 14h40 às 16h30

Preço Mensal: 3.000$00

• Explicação pequeno grupo (Matemática e Geometria Descritiva)

7º a 12º Ano (por disciplina)

Horário: 2 aulas por semana, em horário a combinar.

Preço Mensal:

2.500$ — 7º ao 10º ano

3.000$ — 11º e 12º ano

• Inglês

Vários estudos têm demonstrado que, quanto mais cedo a criança tem contacto com línguas estrangeiras, melhor torna-se o ritmo de assimilação da língua alvo.

A linguagem desenvolve-se com mais eficácia na infância.

São estas razões que nos levam a abrir os cursos de Inglês como opcional.

Professor: Kiluange Araújo;

Horário:

EB: Às 3ª e 5ª das 16h40 às 17h40

PE: Às 3ª e 5ª das 15h30 às 16h30

Preço Mensal: 1.500$00

• Oficina de Escrita Criativa

A escrita tem vindo a ser um dos domínios em que os alunos têm revelado cada vez mais dificuldades.

A maior parte consegue escrever um texto mais ou menos complexo, mais ou menos correto, mas há situações em que, simplesmente, bloqueiam.

É para tentar inverter esta tendência que se torna pertinente a criação desta oficina: o desenvolvimento da criatividade com estratégias diferenciadas, com uma vertente lúdica para os alunos aderirem com mais facilidade à escrita.

Ao longo do ano letivo iremos escrever e editar o jornal do Colégio Semear.

Objetivos

Estimular a criatividade, a imaginação e a sensibilidade, usando técnicas individuais e de trabalho conjunto;

Estimular a autonomia;

Criar o jornal do Colégio Semear;

Desenvolver práticas sociais e lúdicas de leitura e escrita;

Experimentar as palavras e verificar a sua adequação em vários contextos;

Promover a leitura, através do reconhecimento da língua como instrumento de comunicação, reflexão e objeto estético;

Desenvolver a inteligência linguística através do enriquecimento vocabular e do aperfeiçoamento da construção textual;

Desinibir os alunos em relação à escrita, familiarizando-os com as composições escritas, de modo a perderem o medo pelas palavras.

Professora: Joana Costa;

Horário: Às 3ªe 5ª das 16h40 às 17h40.

Preço Mensal: 1.500$00

• Cursos de Informática

Professor: Rolando Araújo;

Horário: A combinar com as turmas ... sempre às tardes

Cursos Disponíveis:

- Microsoft Word - Editar de textos

- Microsoft Excel - Folha de Cálculo

- Adobe Dreamweaver - Criador de Páginas Web

• Clique aqui para inscrições
  • Educação Física e Desporto

A educação física escolar experimentou, nos últimos tempos, grandes transformações positivas, levando a que, cada vez mais, as famílias e a escola compreendam a importância da educação física como parte integrante da educação das crianças.

É a educação física a base para a prática do desporto, motivando as crianças. Para ocupar os seus tempos livres com atividades desportivas.

A faixa etária dos 4 aos 10 anos é a idade boa para iniciar a prática desportiva orientada e adaptada às características próprias de cada idade. Nessa fase a capacidade de aprendizagem e o rendimento motor são muito elevados, estimulando na criança a capacidade de diferenciação motriz e a percepção. As suas respostas a estímulos sensoriais tornam-se mais precisas. A criança adquire mais confiança em si mesma e sua integração coletiva é natural.

A prática desportiva leva a uma série de mudanças morfofisiológicas e psíquicas importantes no desenvolvimento físico e motor.

Essas são as razões para que o Semear, para além de ter a Educação Física como uma disciplina curricular também ofereça um conjunto de disciplinas opcionais ligadas ao desporto.

• Karate

Professor: Kiluange Araújo;

Horário: Às 2ªe 4ª das 16h40 às 17h40 e 6ª das 16h00 às 17h00

• Basketball

Professor: Carlos Morgado;

Horário: 2ª e 4ª Feira das 16h40 às 18h00;

• Juijitsu

Crianças:

Professor: Juari Dupret;

Horário: Às 3ª e 5ª, das 16h40 às 18h00

Adultos:

Professor: Nuno Oliveira

Horário:Às 3ª e 5ª, das 19h00 às 20h00

Preço: 2.000$00/mês.

• Xadrez

O xadrez tem sido visto como um jogo bastante instrutivo e educativo para as crianças, como forma de treinarem a resolução de problemas, a superação de obstáculos, a criatividade e a persistência.

Desta forma, surge no Colégio Semear esta nova modalidade, que vem procurar desenvolver nas nossas crianças o hábito de concentração e do raciocínio para a resolução de problemas.

Coord. Ivan Gonzalez

Horário: Às 3ª e 5ª, das 16h40 às 17h40.